PODERES DO SOM:

POLÍTICAS, ESCUTAS E IDENTIDADES

capa do livro.jpg
Apresentação

Poderes do Som é o resultado de uma estimulante confluência de abordagens sobre o som, a partir de muitas disciplinas diferentes no Brasil e no exterior. Seu conteúdo baseia-se em numerosas tradições intelectuais e artísticas e fornece uma excelente introdução à variedade e efervescência dos estudos de som no século XXI. Muitos dos capítulos refletem sobre o fenômeno sonoro brasileiro contemporâneo. Depois de ler este livro, você nunca mais ouvirá o seu mundo da mesma maneira.
Poderes do Som nasceu do trabalho do Grupo de Estudos em Imagem, Sonoridades e Tecnologias (GEIST), da Universidade Federal de Santa Catarina e com a participação de pesquisadores de diferentes instituições no Brasil, e de duas conferências internacionais que o grupo organizou sobre sonoridade em 2019. Sonoridade é um conceito central que inclui os aspectos acústicos e materiais do som e também seus significados e valores sociais dados pelos indivíduos e grupos. As conferências reuniram renomados estudiosos internacionais, incluindo Martin Daughtry e Timothy Taylor, cujos capítulos sobre os sons da guerra e sobre a circulação, troca e valor da música iniciam e fecham o volume, juntamente com muitos estudiosos brasileiros de música, paisagens sonoras, tecnologias, antropologia, política e cultura, cujos trabalhos se concentram na importância dos sons no Brasil. Cinco artistas descrevem suas performances sonoras em “intervenções” cujos registros estão disponíveis na página online da conferência.
Organizado em três partes, com uma introdução à epistemologia da sonoridade, dezessete capítulos e cinco intervenções sonoras, este livro é uma introdução empolgante e extremamente útil ao estudo interdisciplinar de sons, tecnologias, valores e seu uso e importância na vida social brasileira.

 

Anthony Seeger, autor de Porque Cantam os Kĩsêdjê

Lista de autores:


Alex Martoni, Ana Beatriz Moreto do Vale, Camila Proto, Cassio de Borba Lucas, Denise Barata, Dulce Mazer, Fabio Camarneiro, Fábio dos Passos Carvalho, Felipe Gue Martini, Felipe Viana Estivalet, Flávio Luiz Schiavoni, Henrique Iwao, J. Martin Daughtry, João Augusto Neves Pires, João Francisco Porfírio, João Teixeira Araújo, Jordan Zalis, Jorge Bruno Ventura, José Cláudio S. Castanheira, Juliana Carla Bastos, Luís Cláudio Ribeiro, Marcelo Bergamin Conter, Marina Mapurunga de M. Ferreira, Mario Arruda, Maurílio Mendonça de Avellar Gomes, Melodie Michel, Pedro Marra, Rodrigo Ramos, Shannon Garland, Timothy D. Taylor.

Para adquirir o e-book, acesse: https://tinyurl.com/PoderesdoSom

Para comprar o livro impresso, acesse o site da Editora Insular ou fale com a gente!

Áudio & Vídeo
ZALIS, Jordan - This is Our House
00:00 / 00:44
 
This is our House (áudio)
From Jordan Zalis chapter: "MAIS ALTO!" "FAÇA ALGUM BARULHO!" "DE PÉ!"
Intervenções artísticas

À deriva sonora – Boitatá Incandescente, por Rodrigo Ramos

Escutas poéticas musicais, por Felipe Gue Martini

Interferência, por Fernanda Paixão

Epilepsia: Micropause Abuse, por Henrique Iwao

Estafa Mental n.1, por Marina Mapurunga

Tera em Transe, por Marcelo B. Conter & Mario Arruda