Palestrantes

Prof. Meki Nzewi (Nigéria)

Samantha Bennett (Austrália)

Meki Nzewi é professor e pesquisador de teoria e de prática da música africana da Universidade de Port Harcourt (Nigéria) e diretor do Centro de Música Instrumental Indígena e de Práticas de Dança Africana (CIIMDA). É pesquisador, educador e performer da SADC (Comunidade de Desenvolvimento de África Austral), com base em Pretória. Sua trajetória de pesquisa abrange a criatividade das artes musicais e performances indígenas africanas, seus sistemas de conhecimento e a ciência humanizadora. A documentação contemporânea, as análises, as interpretações, os  desenvolvimentos e a continuidade criativa e teórica da herança das artes musicais africanas resultaram em livros acadêmicos, ensaios filosóficos, monografias, composições, artigos acadêmicos e obras culturais, que explicam a criatividade indígena africana, suas intenções e bases elementares, e suas viabilidades contemporâneas na educação e na prática. Nzewi escreve e produz performances artísticas e literárias, como óperas, musicais, séries televisivas, obras musicais em conjunto e/ou solo e peças teatrais - inspiradas pelos sistemas de conhecimento indígenas. Também é compositor, escritor e percussionista-mãe (African Mother Drummer).

Samantha Bennett é produtora fonográfica, guitarrista e professora de Música na Unversidade Nacional Australiana (ANU). Ela é autora de dois livros, Modern Records, Maverick Methods: Technology and Process in Popular Music Record Production 1978-2000 (Bloomsbury Academic) e Peepshow, uma edição da série 33 1/3 sobre o álbum da banda Siouxsie and The Banshees (Bloomsbury Academic). Também é co-editora do livro Critical Approaches to the Production of Music and Sound (Bloomsbury Academic) e Popular Music, Stars and Stardom (ANU Press). Publicou diversos capítulos de livro sobre tecnologias, métodos de gravação e estéticas de produção da música popular registrada fonograficamente, seus artigos acadêmicos são publicados em Popular Music, Popular Music and Society, The Journal of Popular Music Studies e IASPM@journal e seus artigos técnicos no Journal of the Audio Engineering Society. Atualmente está trabalhando com o professor associado Eliot Bates (Graduate Center, CUNY) no projeto de pesquisa focado em tecnologias de áudio Gear Cultures.